Você sabe como escolher o pneu certo para o seu carro? Ele é um componente durável e a escolha do tipo correto, além de garantir sua segurança e conforto ao dirigir, evita o desgaste prematuro dessa parte tão importante do veículo.
A escolha do pneu adequado para cada carro é feita ainda no projeto, baseado em suas características e testes que envolvem velocidade que irá atingir, peso, qual será o sistema de suspensão, propósito de uso, etc.
Pneus com perfil mais alto são mais confortáveis, pois absorvem mais o impacto das irregularidades da pista. Sua perda de rendimento é refletida principalmente nas curvas, quando se dobram mais e acabam se deformando com a força lateral, alterando a direção do carro para o chamado ângulo de deriva. O resultado é uma curva um pouco mais aberta do que a posição apontada no volante.
Já os pneus com perfil mais baixos, muito usados em superesportivos, são feitos para tirar o melhor rendimento do carro. Sim, eles são mais desconfortáveis, mais suscetíveis a cortes e rasgos e mais ásperos, o que os fazem gerar maior ruído, porém são o máximo nas curvas e ficam bem com rodas acima do aro 15’’. Com menor altura de flanco, há menor deformidade do pneu, deixando o carro mais na mão do motorista nas curvas. Eles são bons sim, mas nem pense em colocar quatro desses no seu carro se o objetivo for passear diariamente por ruas esburacadas e estradas de terra.
Os pneus realmente ideais são aqueles sem nenhuma ranhura, como os slick da Fórmula 1. O problema é que eles são bons se, e somente se, você for dirigir em um piso regular e sem chuva. As ranhuras, ou sulcos, são fundamentais para o escoamento da água e para aumentar a aderência do pneu em pistas com muitos detritos.
Um milímetro de profundidade de sulcos a mais ou a menos pode fazer muita diferença em um dia de chuva, e por isso é importante trocar os pneus antes da temporada de chuvas da região onde você mora. Ranhuras mais largas e fundas garantem maior tração na chuva e diminuem os riscos de aquaplanagem, enquanto os sulcos mais rasos aumentam o desempenho em pistas secas, garantindo maior área de contato entre a banda de rodagem e a estrada.